Teatro

ÍMICA DE NATAL

Com as “músicas natalinas” os personagens vão contando a história do Natal.

Personagens, 3 mimos vestidos de preto com luvas brancas e a cara pintada de branco

1 – Musica – Gingle Bells (entrada)
Os 3 Mimos entram na sala de lugares diferentes, aparecem divertidos sorrindo, cumprimentam-se
1 mimo explica que teve uma ideia: formam uma árvore de Natal
2 – Musica – Noite de Paz
1 mimo explica que teve uma ideia: Mimos representam Maria e José a caminho de Belém
1 mimo faz de burro, Maria senta-se nas costas do mimo, e José do seu lado
(mimo que faz de burro sorri para o público durante a representação)
3 – Musica – Hosanna nas Alturas
1 mimo explica que teve uma ideia: formam o coral e cantam Hosanna nas Alturas (versão em Latim)
1 mimo dirige os outros dois a cantarem como um maestro
4 – Musica - Gingle Bells
Mimos representam o nosso Natal
2 mimos trocam presentes
1 mimo vai junto de uma pessoa da plateia pede para ler o vers “ Lucas:2:11 é que
hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor. ”
Os 3 Mimos abraçam-se e saem da cena.
Fonte WEB
 

AMA AO TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO

PARA QUE SEJAMOS VERDADEIROS CRISTÃOS, TEMOS QUE ESTAR DISPOSTOS A LEVAR A MENSAGEM DA CRUZ COM AUTORIDADE, ATENDENDO AO CHAMADO DE DEUS ONDE QUER QUE ELE NOS MANDE. "IDE POR TODO O MUNDO E PREGAI O EVANGELHO A TODA CRIATURA".

PERSONAGENS:
MENDIGO
CRISTÃO ESTRESSADO
CRISTÃO APRESSADO
CRISTÃO VERDADEIRO
 CENA 1
O mendigo toma um gole de bebida e diz:
Tô cansado dessa vida! Ninguém liga pra mim!!! Eu tô passando fome e nem tenho onde morar...Meu Deus! Será que o Senhor não me vê?
(O mendigo começa a chorar) Então enxuga as lágrimas, abaixa a cabeça e senta no chão.
CENA 2
O “Cristão apressado “ passa pelo lugar onde o mendigo está. O mendigo estende a mão pedindo dinheiro e o cristão apressado diz:
Não tenho. Estou c/ pressa. Estou atrasado para ir à igreja e olha para seu relógio. (fala c/ ar de medo, pois pensa que o mendigo irá lhe roubar). E vai embora.

CENA 3
O “cristão estressado” também passa onde o mendigo está. Ele também vai à igreja (está com a bíblia na mão).  Ao chegar perto do mendigo que está sentado no chão, o mendigo estende a mão ao estressado, pedindo uns trocados e o estressado diz:
Não dou! Você quer dinheiro pra beber!  sai de perto de mim com esse bafo!
Ao dizer essas palavras o cristão estressado vai embora , fica com raiva do mendigo e sai resmungando até à igreja.
O mendigo senta no chão novamente e fica de cabeça baixa.

CENA 4
O cristão verdadeiro (atencioso) passa e vê o mendigo ele está alegre, pois vai à igreja.  Passa perto do mendigo, mas não liga para ele no primeiro instante. Quando o espírito Santo  fala ao seu coração (*voz oculta- narração*) : AMA AO TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO! O VERDADEIRO CRISTÃO para, olha para o mendigo e diz baixinho :
Não Senhor! É só um mendigo...Ele tenta ir embora, mas o Espírito Santo continua falando ao seu coração (Ama ao teu próximo como a ti mesmo! Vai e prega a minha palavra. Eu também morri por ele. )
O verdadeiro cristão atende a voz de seu coração e vai até ao mendigo.
O mendigo que está cabisbaixo levanta a cabeça e vê o cristão verdadeiro indo ao seu encontro. Então começam a conversar.
MENDIGO:  - Tem um trocado, moço? Tô c/ fome!
O verdadeiro cristão diz:
Não tenho, mas você quer um sanduíche? Tome!
O mendigo agradece.
O VERDADEIRO  CRISTÃO aproveita a oportunidade e começa a falar de Jesus p/ o mendigo...
Sabia que Jesus te ama muito e pode tirar você dessa situação?
MENDIGO:
JESUS?! Como ele pode me ajudar? Se me amasse eu não taria aqui jogado no meio da rua!
VERDADEIRO CRISTÃO:
Jesus se importa com você!  E foi o único que entregou sua vida por amor. Morreu numa cruz  pra que eu e você  fossemos livres do pecado. Ele quer tirar você dessa vida miserável e pecaminosa.  A Bíblia diz: se o filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres!.   Em João 3:16 a bíblia diz: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito p/ que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Você acredita nisso?
MENDIGO:
Sim! Como faço para ter Jesus no coração?
VERDADEIRO CRISTÃO:
É só repetir essa oração comigo.
O mendigo entrega sua vida a Jesus.
* COMO CRISTÃOS  PRECISAMOS FAZER  A NOSSA PARTE:  ANUNCIAR O EVANGELHO A TODAS AS PESSOAS, NÃO IMPORTA CLASSE SOCIAL, COR, ETC. TEMOS QUE OUVIR O CLAMOR DESSES QUE  PERECEM SEM CONHECER A DEUS.
PARA QUE SEJAMOS VERDADEIROS CRISTÃOS, TEMOS QUE ESTAR DISPOSTOS A LEVAR A MENSAGEM DA CRUZ COM AUTORIDADE, ATENDENDO AO CHAMADO DE DEUS ONDE QUER QUE ELE NOS MANDE. "IDE POR TODO O MUNDO E PREGAI O EVANGELHO A TODA CRIATURA"

A BATALHA ESPIRITUAL

Pantomima que mostra a Batalha Espiritual. A luta que o REMIDO precisa passar pra se preservar diante dos ataques do inimigo. Diferentes”armas” usadas pelo MESTRE DO MAL na tentativa de destruir a vida.
Triunfo final com a volta de JESUS CRISTO

PERSONAGENS: :
Jesus
O mestre do mal
Os emissários do mal
Os anjos
Remido
O ator que faz o remido, antes da sua conversão , ele entra em cena alcoolizado, bebendo muito.
Os EMISSÁRIOS DO MAL entram em cena, o chicoteando e maltratando.
Os ANJOS aparecem, protegendo o remido, que está caído no chão e derrubam os emissários, jogando-os, também no chão.
Os ANJOS, com pena do remido caído, tentam levantá-lo, ele consegue se erguer, ficando de pé, mas ainda está com o vicio.
Vê a garrafa no chão, pega e tenta beber novamente, mas os anjos que ele não vê tentam ajudá-lo, em oração e fazendo com que ele jogue a garrafa de bebida fora, libertando-o do vício.
Entra alguém com a Bíblia na mão e fala do amor que liberta.
Ele se converte e os anjos se alegram.
O MAL volta a atacar, enviando a sedução, ela tenta seduzi-lo, ele resiste.
Entram as DROGAS no princípio ele resiste, mais cai novamente no vício
Os EMISSÁRIOS DO MAL se alegram, rindo da dor que a droga provocou no remido.
Entram os ANJOS novamente em defesa do remido, lutando contra eles e os lançando no abismo. Curam o remido erguendo-o novamente.
Começa a trajetória espiritual do remido, travando dentro de si uma batalha espiritual.
Ele entra em seu quarto, e repara que algo mudou em sua vida, está mais feliz, diferente e muda totalmente a sua vida.
Ele procura saber mais de Deus através da sua Palavra e busca forças na oração.
O MESTRE DO MAL, anda ao derredor bramando como leão, buscando atrapalhar a comunhão do remido com Deus, e ele continua firme, lendo a palavra. Sente que algo tenta impedi-lo, mas ele continua.
O MESTRE DO MAL fica enfurecido, e ataca até os seus emissários que ficam com medo. Ele tem uma ideia e estimula os seus emissários a que debochem do remido e soltam gargalhadas.
O REMIDO está em oração, o mestre do mal manda os seus emissários o atacarem. Estes, o rodeando, jogam peso seus ombros, tentando encurvá-lo.
Entram os ANJOS novamente para protegê-lo, os emissários do mal se afastam com medo. Os anjos ficam de prontidão ao redor do remido.
Os emissários ficam observando...
O MESTRE DO MAL vê a situação e fica com ódio. Manda que os seus emissários os ataquem. Eles obedecem, rodeando os anjos procurando uma brecha para entrar e atacar o remido que continua em oração
( NOTA: isso tudo que estamos encenando é o que está se passando dentro do coração do remido).
Mas os ANJOS não deixam brecha e travam uma luta contra o mal, derrotando-os. Voltam para proteger o remido.
O MESTRE DO MAL não se dá pôr vencido. Ao ver os seus emissários caídos, ele cura cada um...
Eles voltam, felizes para atormentar, enquanto o mestre do mal maquina com eles um novo golpe. Eles rodeiam os anjos e voltam para o mestre do mal e de repente algo estranho está acontecendo no ar.
OUVE-SE UM ESTRONDO, sons de trombeta e Jesus aparece para derrotá-los e eles ficam
com medo, apavorados e sabem que não tem saída, estão perdidos, e Jesus com apenas um gesto os derrotam finalmente.
JESUS o nosso Salvador está sempre ao nosso lado ajudando a vencer todas as artimanhas do inimigo para nos tirar do caminho certo.
No dia 21 /11/04 – O Grupo teatral SEMEAR ganhou o segundo lugar no festival de Belford-Roxo, com essa Pantomima

Grupo teatral SEMEAR
PIB Vale das Pedrinhas – Magé

 

A BALADA

A BALADA

Esquete cômica, mostra uma realidade, termina com uma declaração bombástica e cruel(e muitas vezes REAL).
Pode ser usada para abertura de um debate(ou explanação) abordando os temas, doenças sexualmente transmitidas, ficar,

Cena 01: Indo
(A esquete tem 2 personagens. Um de cada lado do palco, como se estivessem cada um em seu quarto em casas diferentes. Quando um fala, a iluminação está nele, e a outra metade fica no escuro. Também pode ser feita com um falando e o outro ficando em estátua)
ELA: (No espelho) Ai... qual batom? Essa noite promete! (celular toca)
Ele - (No espelho) É hoje! Quero agitar muito! Cara, você ta lindo! (Põe perfume no rosto e nas genitais. O Celular toca)
ELA: (falando ao celular) Gabi? Tô quase pronta miga... Se quiser já pode vir me buscar. Hem? Nós vamos dançar muito, vai ser dá hora! Ah, e longe dos homens. Hoje não quero ficar com ninguém, só quero dançar a noite inteira.
ELE: Rui? Tô pronto. Já, já eu te pego aí. Já pode ir descendo me espera na portaria. O lugar é legal mesmo? Tem que ter muita mina... muita gata... já tô chegando!
Cena 02: Chegando
(Chegando da balada)
ELA: Estou exausta! Falei que não ia ficar com ninguém... mas ele era lindo! Irresistível!
Suas palavras ... seu cheiro... ele disse que não é de ficar com ninguém, mas ficou comigo porque se apaixonou por mim, tipo: amor a primeira vista!
ELE: Fiquei com 4! Que noite! A última era muito linda, mas, foi só “auê”!
ELA: Eu vou ligar pra ele... onde eu pus o telefone que ele me deu... achei! (Liga) Alô? Eu posso falar com o Xande? Como?
ELE: Telefone falso! Que nada... foi só aquela noite e tchau! Ah, e foi sem camisinha. Já tô contaminado mesmo, antes que eu morra, vou curtir muito!
(Toca uma música triste, acende a luz nos dois personagens. Ele rindo debochadamente, ela como se não tivesse acreditando, com o coração despedaçado orando para o telefone)
Escrita em 2007
 
Visite os sites do autor. Dicas e exercícios de teatro Baratas de Palco e + Peças Teatrais Meu Teatro
Se montar esta peça, faça contato com o autor, diga-lhe como foram o trabalho e os resultados. Jaime Junior

AÍAS 53

Baseada na passagem de Isaías 53, um narrador/observador mostra seu ponto de vista diante do sacrifício de Jesus no Calvário.

Interpretações extremamente densas tanto do povo, como do próprio Jesus; com os gestos e passos coreográficos expressando dor, opressão...

Através de um “cenário” humano caótico é mostrado o momento de extrema angústia interior...

 Quem quiser VER a montagem da peça ASSISTA AQUI: ISAÍAS 53

Cantor/Compositor: Ana Paula Valadão Bessa
Álbum: Esperança

Proposta: Como se trata de uma mensagem em que, baseada na passagem de Isaías 53, um narrador observador mostra seu ponto de vista diante do sacrifício de Jesus no Calvário, a encenação do grupo procurou referenciar ao expressionismo - que aborda a obra de arte como um reflexo direto do mundo interior do artista.
Procuramos, então, enfatizar essa dramaticidade natural da situação e das personagens através de interpretações extremamente densas tanto do povo, como do próprio Jesus; com os gestos e passos coreográficos expressando dor, opressão e posições corporais que construíssem imagens desconexas e contundentes, exteriorizando através de um “cenário” humano caótico aquele momento de extrema angústia interior; e figurinos e maquiagem utilizando três cores básicas: preto, branco e, destacando-se, vermelho em alguns detalhes, como na roupa do Diabo e no tecido vermelho levado pelas Bailarinas.
 
Introdução – Povo, posicionado de costas para o público e formando três linhas e três colunas – seis pessoas do povo e três bailarinas, num total de nove pessoas -, levantam os braços lateralmente até tocá-los no alto de suas cabeças. Quando os braços descem, começam a caminhar, como se estivessem perdidos, dispersos. Depois de alguns instantes caminhando, param em um lugar diferente do anterior, deixando as três bailarinas na linha do meio. Pouco antes de iniciar a letra da música, Povo e Bailarinas 02 e 03 abrem espaço para os lados, revelando Bailarina 01 no meio deles.
 
Não havia nEle beleza ou formosura – Solo de Bailarina 01.
Que nos agradasse
 
05 Batidas Instrumentais – Povo faz cinco passos coreográficos diferentes em cada tempo marcado na música, permanecendo paralisado no último, que deve referenciar à dor, opressão, angústia.
 
Era rejeitado, o mais humilhado – Solo da Bailarina 01
Entre os homens
 
01 Batida – Povo volta a se mexer, vendo Jesus entrar, sendo chicoteado pelo soldados.
 
Homem de dores – Povo começa a chorar, desesperados
Sabe o que é padecer – Soldados colocam a coroa de espinhos.
Desprezado, dEle não fizemos caso –Bailarina 01 volta para junto do Povo, que se ajoelha num só joelho voltados para o lado esquerdo, mantendo a formação três linhas por três colunas.
 
Ele levou sobre si as nossas dores – Povo permanece com a cabeça abaixada.
Ele levou sobre si as nossas transgressões - Soldados levam Jesus para fora de cena, arrastado.
E nós olhávamos para Ele – Povo levanta a cabeça rapidamente e o corpo lentamente, olhando para o lado esquerdo.
Pensávamos que eram seus próprios pecados – Povo abaixa e vira lentamente o corpo para o lado direito.
Que o levavam ali – Povo aponta para o lado esquerdo, como se apontassem o lugar para onde Jesus foi levado.
Mas foi por mim/ - Povo toca no coração e estica o braço esquerdo.
 
e por ti. – Povo toca no coração e estica o braço direito, formando uma cruz.
 
01 Batida – Povo ajoelha-se abruptamente e paralisa, revelando a Bailarina 02, que dá um impulso com os braços ainda esticados e destaca-se dos outros.
 
Instrumental Bailarina 02 sai do seu lugar e vai até Jesus, estendendo o tecido vermelho que tem nas mãos, como que para enxugar-lhe o sangue no rosto.
 
Ele foi transpassado - Jesus entra carregando a cruz, enquanto Povo começa a se movimentar novamente, chorando ao acompanhar a morte de Jesus
Moído pelas nossas iniqüidades – Solo de Bailarina 02
Oprimido e humilhado – Jesus cai no chão.
Não abriu a boca, como um cordeiro – Soldados o pregam na cruz.
Seu castigo nos traz paz – Uma das mulheres do povo aproxima-se de Jesus e toca seu rosto.
Suas chagas, a cura – Soldados afastam-na com violência
Por suas pisaduras
Fomos sarados. – Povo, sutilmente, volta à formação do primeiro refrão, enquanto que a Bailarina 02 se posiciona novamente.
 
Ele levou sobre si as nossas dores – Soldados levantam-se Jesus na cruz.
Ele levou sobre si as nossas transgressões - Soldados judiam de Jesus e posicionam-se atrás da cruz, paralisados.
E nós olhávamos para Ele – Povo levanta a cabeça rapidamente e o corpo lentamente, olhando para o lado esquerdo. Entra Diabo pelo lado direito e começa a judiar de Jesus
Pensávamos que eram seus próprios pecados –Povo abaixa e vira lentamente o corpo para o lado direito. Diabo começa a judiar do povo
Que o levavam ali – Povo aponta para o lado esquerdo do palco, onde está Jesus crucificado. Diabo começa a comemorar a morte de Jesus.
Mas foi por mim/ - Povo toca no coração e estica o braço esquerdo.
e por ti. – Povo toca no coração e estica o braço direito, formando uma cruz.
 
Instrumental – Povo dá três passos de costas em direção ao lado direito e levantam rapidamente a cabeça, revelando a Bailarina 03. Bailarinas 01 e 02 viram-se para o lado direito e saem.
 
Quando derramou sua alma na morte - Jesus morre. Diabo comemora ainda mais. Povo continua a chorar. Solo de Bailarina 03
Fez oferta pelo pecado e se alegrou
Porque Ele nos viu - Diabo continua comemorando no lado direito.
Somos fruto do seu penoso trabalho
Somos sua porção / - Povo vira-se de costas, como na posição inicial – formando duas linhas e três colunas – e levantam os braços lateralmente, tocam as mãos no alto da cabeça e descem.
/ sua satisfação. – Povo vira-se para o lado esquerdo e desce lentamente, enquanto Jesus é levado pelos soldados.
 
Ele levou sobre si as nossas dores – Bailarinas 01 e 02 entram e unem-se à Bailarina 03, dançando juntas. Anjo entra pelo meio da igreja, dançando.
Ele levou sobre si as nossas transgressões - Diabo começa a sentir dores e espasmos e estranhando o que lhe acontece, mas sem ver Anjo.
E nós olhávamos para Ele – Povo levanta a cabeça rapidamente e o corpo lentamente, olhando para o lado esquerdo.
Pensávamos que eram seus próprios pecados – Povo abaixa e vira lentamente o corpo para o lado direito.
Que o levavam ali – Povo aponta para o lado esquerdo do palco.
Mas foi por mim/ - Povo toca no coração e estica o braço esquerdo.
e por ti. – Povo toca no coração e estica o braço direito, formando uma cruz.
 
01 Batida – Diabo olha diretamente para Anjo.
 
Instrumental – Anjo vai em direção ao Diabo lentamente. Jesus entra ressuscitado, mostrando suas mãos furadas e todos ficam maravilhados, começando a formar uma meia-lua em volta de Jesus.
 
Ôôôôôô – Bailarinas posicionam-se em frente a Jesus, ajoelhadas diante dele.
 
Jeeeesssuuuuus – Anjo pisa forte no chão e Diabo cai. Povo levanta os braços lateralmente, tocando as mãos no alto de suas cabeças e descendo lateralmente. Diabo contorce-se no lado direito. Anjo volta-se para a direção de Jesus e prostra-se diante dele. Povo ajoelha-se num joelho só e levanta os dois braços em direção a Jesus. Diabo solta seu último fôlego e morre.

Grupo: Ministério Yeshua de Artes Cênicas
Blog: www.myeshua.blogspot.com
Youtube: www.youtube.com/user/myeshuape
Contato


O FIM É SÓ O COMEÇO

Pantomima sobre o arrebatamento da igreja. Peça criada a partir da música homônima, da OFICINA G3.
Um alerta a todos sobre a volta de Jesus.

Essa peça é baseada numa música da banda oficina G3 que é o título da peça. Senti a necessidade de fazer um texto a respeito do arrebatamento da igreja, pois está chegando a hora! temos que nos preparar alertando a todos da volta de Jesus.
A peça é toda em pantomima com ajuda da música do oficina G3.
Personagens:
- Cristão genuíno
- falso cristão
- Pastor
- amigo do falso cristão
- não evangélico

Cena 1
O cristão genuíno convida o falso cristão para distribuir folhetos (evangelismo).
O falso diz que não quer e sai com seu amigo, rindo do cristão genuíno.
O cristão genuíno decide fazer a evangelização sozinho(nessa cena de evangelização é preciso alguns figurantes para receber os folhetos entregues pelo cristão genuíno).
Todos que passam aceitam os folhetos, mas apenas um volta para saber mais de Jesus e se converte (não evangélico).
 
Cena 2
O falso cristão e seu amigo estão num bar, ao ver o cristão genuíno passando escondem as bebidas.
O genuíno chega perto e chama-os para igreja. Eles não querem ir, dizem que vão ficar mais um pouco.
O cristão genuíno vai sozinho.
Depois que ele sai, o falso cristão e seu amigo recolocam as bebidas na mesa e continuam a conversa, bebendo e sorrindo. Em seguida o falso cristão olha para o relógio e diz que vai a igreja, se despede do amigo e sai.
 
Cena 3
Todos estão na igreja assistindo a pregação do pastor, que fala da volta de Jesus (nessa parte a musica é fundamental pois no refrão que diz "ele vem pra nos buscar", todas as luzes devem se apagar, representando a volta de Jesus.
Os personagens que estão na igreja saem, ficando apenas o cristão falso.
Em seguida começa uma narração que faz parte da música, um versículo - Mateus 24:40-42, após esse versículo as luzes acendem. Mostrando ao público a volta de Jesus e o arrependimento do falso cristão que chora muito pois não tinha crido no arrebatamento.
Por fim entra na igreja se lamentando o amigo do falso cristão que também ficou.
 
OBS: A música (oficina G3 "o fim é só o começo") é fundamental na peça, pois a letra fala de tudo que virá no arrebatamento.
Além de trazer uma reflexão aos que estarão vendo a dramatização. Duração da peça: o tempo da música, que é em torno de 5 min.
A peça é muito simples e de fácil compreensão do público.
O interessante é após apresentá-la trazer uma breve palavra a respeito da peça aos que estão assistindo.
Cenário: Pode ser feita na igreja mesmo. para a cena do bar, basta uma mesa e duas cadeiras, uma garrafa para fazer de conta que é a bebida e dois copos.
Para a cena da evangelização bastam folhetos ou alguns papeis para entregar aos figurantes.
A cena da igreja, é o púlpito para o pastor e algumas cadeiras para os figurantes, e os outros personagens sentarem durante a cena.
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